CI

Clima afeta parte das lavouras de soja no Paraná

88% das lavouras estão em boas condições


Foto: Pixabay

O plantio da safra de soja 2025/26 está concluído no Paraná, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O relatório aponta que, dos 5,77 milhões de hectares semeados no ciclo, 88% das lavouras estão em condição considerada boa, enquanto 10% apresentam condição mediana e 2% são classificadas como ruins.

De acordo com o Deral, a piora nas condições de parte das áreas está relacionada a fatores climáticos registrados ao longo do desenvolvimento das lavouras. “As lavouras em condição média ou ruim são reflexo de temperaturas mais baixas, menor número de dias com sol pleno e episódios de chuvas intensas acompanhadas de granizo e vendaval”, informou o departamento, destacando que esses eventos ocorreram principalmente no mês de novembro.

O boletim ressalta que o clima menos favorável pode impactar o ciclo da cultura. Segundo os analistas do Deral, “essas condições tendem a alongar o desenvolvimento da soja”, o que pode trazer dificuldades ao produtor rural na implantação da segunda safra de milho em 2026, especialmente em função do encurtamento da janela ideal de plantio.

Apesar da predominância de áreas em boas condições e da expectativa de uma produção elevada, o órgão estadual alerta para a necessidade de cautela. Conforme o Deral, “o comportamento climático recente reforça a atenção quanto às projeções de rendimento final”, uma vez que a evolução das lavouras ainda dependerá das condições meteorológicas nas próximas fases do ciclo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7